5 conselhos para quem está entrando na faculdade agora




Esse ano finalmente termino a faculdade (ufa!) e eu estava me lembrando de como foi quando tudo começou, do frio na barriga, do medo, da insegurança. Confesso que o frio na barriga agora é outro, muito maior que o do tcc, mas o que seria da vida sem desafios, não é?

Pensando nessa etapa que está quase acabando da minha vida, mas começando pra muitos, resolvi compartilhar 5 conselhos pra quem está entrando na faculdade agora.

1. Ninguém se conhece ainda, você não é a única pessoa chegando ali sem amigos

todo mundo tá assustado com a ideia de entrar em uma sala cheia de gente desconhecida, acredite

Sabe quando você muda de escola e fica apavorado porque não vai ter amigos no novo colégio? Na faculdade todo mundo chega sozinho, os grupos ainda não estão formados e as chances de alguém já se conhecer são bem pequenas. Por isso relaxe, as conversas acontecerão naturalmente e você vai se enturmar. Ah! Outra coisa muito importante: seja você mesmo :)


2. A faculdade não é tão diferente assim do colégio

Mantenha anotações, preste atenção nas aulas e lembre-se que você é capaz!

Você pode ficar apavorado porque as matérias e exercícios parecem absurdamente mais difíceis que os do colégio, mas a verdade é que, o que você aprendeu no colegial também parecia impossível antes. Preste atenção nas aulas e se tiver dúvidas não tenha vergonha de perguntar. Você é extremamente capaz de aprender.


3. Não deixe tudo pra última hora

É bem sério!


Sério, isso vale pra vida, esquece aquela velha mania de deixar aquele trabalho importante para dois dias antes da entrega. Todo estresse e ansiedade que você vai gastar se desesperando pra fazer isso em tempo poderia ser evitado se você tivesse pausado sua série e feito um pouquinho de cada vez. Fica dica.


4. Use planner ou agendas

Não conte com a memória, porque ela falha

São muitas coisas pra lembrar, possivelmente você vá ter várias matérias na mesma semana e um mesmo período pra entregar trabalhos e fazer provas, por isso sempre anote datas de entrega, prova e outros eventos importantes. Pode ser em um planner impresso ou no próprio calendário do celular.


5. Aproveite cada segundo e não desista

Aproveite muito, porque quando você menos espera, acaba

A partir do terceiro semestre você começa a ficar cansado e bate aquela vontade louca de terminar logo, mas não deixe de participar das palestras, das rodas de conversa, do time do seu esporte favorito. Se tiver tempo, aproveite cada segundinho dos laboratórios, dos professores, de tudo! E lembre-se: você foi capaz de chegar até aqui então é capaz de terminar também.


E aí, você está entrando na faculdade agora? Me conta seu curso! Já está fazendo há algum tempo? Me conta um conselho que adoraria que tivessem te dado.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.