Você sabe a origem da palavra moda?



Todos os dias, ou pelo menos quase, ouvimos a palavra moda em diversos contexto; seja para assuntos relacionados a vestimenta e costumes, até para se referir a algo que está em alta em qualquer setor de atividade.

Mas você conhece a origem da palavra? Ou sabe como surgiu esse termo tão utilizado?

Não é à toa que a palavra moda é sempre utilizada para se referir a roupa. O termo nasce no século XV no início do renascimento europeu. A palavra moda significa costume e vem do latim "modus". A relação com as vestimentas surgiu para diferenciar um padrão existente, onde se usava um estilo de roupa desde a infância até a morte.

A burguesia que não era nobre, mas era provida de dinheiro, passou a imitar o estilo nobre das roupas para se enquadrar na nobreza, iniciando um processo de inspiração/cópia de trabalho antes apenas da nobreza, algo que gerou a necessidade de se produzir diferentes estilos com maior frequência para diferenciar os nobres dos burgueses.

Isso foi se alastrando e eclodiu com maior intensidade na revolução industrial (século XVIII) onde a produção de estilos diferentes de costumes foi alavancada, sempre ajudado pela diminuição do custo dos tecidos e a maior necessidade de se diferenciar.

Aí em 1850 com a invenção das máquinas de costura e os teares dentro das casas, diferentes tipos de estilo foram sendo inventados.

Disso para hoje agregamos marketing e branding, características das grandes marcas que entraram nesse ramo infiltrando qualidade aos tecidos e assinaturas de estilistas conceituados, criando um contexto absolutamente variado de estilos, dando cada vez mais força para a ideia de moda e diferenciação.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.