História da maquiagem no século XX




Assim como as roupas mudaram muito de uma década para outra durante o século XX, a maquiagem também acompanhou essas mudanças. Que tal dar um passeio pelas makes das décadas e descobrir qual é a sua favorita?



A make dos anos loucos usava uma pele bem pálida, contrastando com os olhos e boca de cores bem escuras. Os olhos, por efeito da maquiagem dão aquele aspecto caído, quase tristonho, a boca é desenhada numa espécie de coração. Visual inconfundível da década!


As sobrancelhas naturais foram substituídas por um traço bem fino feito de maquiagem, a boca ganha mais suavidade, os tons escuros perderam um pouco de força e deram lugar a tons de boca e avermelhados. Os olhos também se suavizam, perdendo um pouco da dramaticidade da década anterior.



Período de guerra, vários tipos de matéria prima entram em escassez, além é claro, de a indústria estar toda voltada para produção de material bélico. Assim, a fabricação de cosméticos volta a ser caseira e como não havia muitos recursos, a aparência da década passa a ganhar uma naturalidade tremenda! As sobrancelhas ficam mais naturais, os lábios precisavam parecer maiores e carnudos, por isso o lábio superior era redesenhado, para colorir, diferentes tons de vermelho e alaranjado.



A guerra acaba e todo glamour está de volta, a maquiagem volta a ser valorizada e considerada indispensável! Os lábios voltam a ser destaque, principalmente na cor vermelha! Nos olhos o famoso delineado e com cílios bem grandes e marcados. As sobrancelhas são arqueadas e engrossadas com o uso de lápis.




O visual jovem e divertido da década fica bem claro na maquiagem, os lábios deixam de ser o centro das atenções ganhando cores mais próximas do tom da boca. Os olhos são destaque. Os cílios são enoormes e bem marcados, às vezes até mesmo os cílios inferiores. O côncavo sombreado aumenta ainda mais os olhos. A diversão fica por conta das cores, que vai desde o nude até cores mais fortes como verde limão e rosa.



Nos anos 70 conseguimos identificar duas manifestações/estilos diferentes, primeiro o Hippie, caracterizado por toda naturalidade, é claro que a maquiagem acompanha essa estética ficando o mais clean e natural possível. Já na era Disco, as cores ganham os olhos e o gloss se torna o queridinho!



Cores, muitas cores! O exagero da década se traduz e muito na maquiagem, delineador e sombra de todas as cores possíveis, algumas até em neon, muita ousadia e atitude! Em contraponto, algumas mulheres mais maduras acabaram por escolher um visual totalmente clean e iluminado, antecipando a década que viria a seguir.



A make volta a ser natural, tons terrosos nos olhos, boca nude, a pele é preparada de forma a ficar leve e iluminada. A maquiagem deixa de ser destaque para se tornar um mero detalhe.



Um comentário:

Tecnologia do Blogger.