Exposição O Mundo de Tim Burton



Chegamos ao MIS, na fila que se formava ouvimos um ou outro comentário de fãs trocando figurinhas. O grande portal nos esperava, foi quando um orientador nos instruiu que não poderíamos tirar fotos ou fazer vídeos da exposição e de que esse era um pedido do próprio Tim Burton. “Ótimo!” pensei, a experiência deve ser tão louca que a gente precisa curtir cada segundo, louca porque convenhamos, o que esperar do criador de filmes como Os Fantasmas se Divertem, Noiva Cadáver e Marte Ataca!? Engano meu.

Ok, talvez tivesse sido um erro tremendo não ter lido uma resenha sequer sobre a exposição, mas confesso que, tanto para mostras quanto para filmes, eu costumo me informar sobre o básico e ir lá tirar minhas próprias conclusões. Outro erro, talvez, tenha sido esperar que a exposição fosse tão divertida quanto a exposição do Castelo Rá Tim Bum, ou um pouquinho menos divertida, mas ainda assim interativa, dinâmica, maluca.

Deixa eu explicar, a exposição traz cerca de 500 itens que mostram todo o processo criativo de Tim Burton, entre rabiscos em guardanapos até telas super elaboradas, a gente consegue acompanhar tudo que se passou dentro da cabeça do diretor, ilustrador e escritor, para criar nossos filmes favoritos. E é isso, é uma exposição de sketches, desenhos e um ou outro boneco. Sendo a parte mais divertida da exposição um escorregador que divide os andares.

A questão é que a gente esperava para ver O Mundo de Tim Burton há muito tempo, muito tempo MESSSMO, desde Setembro de 2014 e a gente imaginou que a coisa seria uma viagem realmente ao Mundo de Tim Burton, que a gente pudesse viver essa experiência, como vivemos em O Castelo Rá Tim Bum.

 Talvez tenha sido um engano imaginar que o Mundo de Tim Burton seriam cenários de Alice no País das Maravilhas ou que encontrariamos algo parecido com o Edward ou A Fantástica Fábrica de Chocolate por lá, na real, o universo particular dele são rabiscos, folhas, filmes de terror e canetinhas. 

A exposição não é ruim, não quero que me entendam mal, mas é importante que você vá consciente do que vai encontrar. Gosta de desenhos e de processo criativo? Ótimo! Então vai adorar.

Para quem não sabe a exposição tá rolando no MIS (Museu da Imagem e do Som) aqui em São Paulo e fica em cartaz até maio. Os ingressos tem sido vendidos online e você pode ter mais informações aqui.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.