Max Factor, o pai da maquiagem

Conheça o homem que revolucionou a maquiagem e a beleza do século XX: Max Factor!




A maquiagem e o cinema não seriam como conhecemos hoje sem Max Factor, responsável pela beleza de estrelas como Rita Hayworth, Jean Harlow, Rodolfo Valentino, Joan Crawford, Bette Davis, Katherine Hepburn, Humphrey Bogart. Max trabalhava para a família real russa em perucas e outros produtos de beleza, quando fugiu para os EUA e começou pouco a pouco a emprestar seu talento para a indústria teatral e cinematrográfica, onde se consagrou como um dos maiores, senão o maior maquiador.



 Max Factor é apenas responsável pela invenção do pan cake, das bases nas mais diversas cores de pele, pelo batom de longa duração, corretivo, o rímel, gloss e cílios postiços, ou seja, boa parte do estojo de maquiagem de mulheres do mundo todo! Era um homem revolucionário e muito observador, criando cosméticos específicos para filmes em preto e branco, depois adaptou todos os produtos pesados preparados para os refletores dos estúdios para produtos mais leves que pudessem ser usados por mulher normais no dia-a-dia. Conseguiu implantar pouco a pouco a maquiagem na penteadeira feminina, quebrando o paradigma de que apenas atrizes e mulheres mais velhas e prostitutas poderiam usar esses tipos de produtos.

Durante a segunda grande guerra a fabricação de nylon
ficou totalmente focada na indústria bélica, com a falta
de meias finas, as mulheres passaram a imitar o efeito
da meia com maquiagem.






Já queridinho das famosas dentro e fora dos sets de filmagem e conhecido por todos, abriu uma loja/salão em 1935, frequentado, é claro, por muitas estrelas de Hollywood, em 1938, com sua morte, seu filho assume a direção e continua todos os avanços do pai, daí para a frente a maquiagem televisiva seria lançada e definida pela marca, assim como a primeira maquiagem à prova d’agua. Tutoriais de como usar a maquiagem adequadamente também seriam financiados pela marca, ajudando mulheres do mundo todo a se embelezar como as estrelas do cinema.









Confira algumas curiosidades sobre o mestre da maquiagem:



4 comentários:

  1. Temos muito o que agradecer a esse tiozinho, apesar dessas "máquinas de beleza", rsrsrs

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A máscara de gelo e o medidor de rosto perfeito são assustadoras, mas adorei o post!

    ResponderExcluir
  3. É, temos mto que agradecer a ele! rs Mas aquela máscara de gelo é muito, muitooo engraçada! rsrs
    Beijokssss

    www.queridasenhorita.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro posts que contam a história, as vezes a gente se apega tanto as tendências que esquece de falar um pouco de história e essência de assuntos como beleza e moda. Mas que essa mascara de gelo é assustadora, isso é! hahaha

    adorei o blog Letícia...vou voltar mais vzs com ctza.

    beijooo :*

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.