Quando uma música responde a outra - "What a wonderful world"


Existem alguns casos marcantes na história da música onde letras são compostas para responder a outras letras. Nem sempre essas histórias vem à tona para o público, ficam mais em bastidores ou em histórias contadas em almanaques gigantescos.

Uma das mais conhecidas é a história por trás da música "What a wonderful world", composta em 1968 por George David Weiss / George Douglas e imortalizada na voz de Louis Armstrong, dando uma resposta direta para a música "Over the rainbow" de 1939.


Eu contei um pouco da história de "Over the rainbow" aqui, mas em resumo, a canção dizia que o mundo estava perdido, e que as pessoas deveriam depositar suas esperanças em uma outra terra além do arco-íris, que em outras palavras significava outra vida ou em um futuro distante.

Como em 1968 as pessoas estavam com uma cabeça um pouco mais evoluída, e com um espírito um pouco menos influenciado pelas religiões, a resposta para "Over the rainbow" foi uma música que dizia exatamente ao contrário.

"As cores do arco-íris, tão bonitas no céu. Estão também nos rostos das pessoas a passar"

Todas as estrofes de "What a wonderful world" vão mostrar que o mundo não é bonito além do arco-íris, ele é bonito agora, hoje, neste exato momento aonde estamos vivendo, e não em uma terra fantasiosa sem problemas ou imperfeições. 

A resposta é algo que particularmente me emociona, pois muitas pessoas são conduzidas a achar que o mundo de agora é errado, e só o "céu" é um lugar divino. E por mais que os compositores e pessoas que participaram dessa música vissem um mundo ainda cheio de defeitos, ainda sim tinham a positividade de olhar para o mundo e ver algo bom, exatamente como as palavras abaixo representam...

"Eu ouço bebês chorando, eu os vejo crescendo. Eles vão aprender muito mais, do que eu jamais vou saber. E eu penso comigo mesmo. Mas que mundo maravilhoso!"

Um comentário:

  1. Que lindo!!
    Amo essa música de paixão, mas não tinha noção que seria uma resposta a outra que também gosto muito.
    Obrigada pela informação!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.