A história da música "Over the Rainbow"


Em 1939, época que beirava o início da segunda guerra mundial, Harold Arlen compunha para Judy Garland aquela que em 2001 fora considerada a música do século XX*, "Over the Rainbow". Uma música que consegue ser ainda maior que o brilhante filme para qual foi composta, "O Mágico de Oz"

E tem explicação para essa música ter sido algo que foi além dos cinemas e desse emblemático filme. Como foi dito no início do texto, o clima no mundo não era um dos mais positivos, nações gigantescas estavam em lados opostos e queriam controlar o mundo do seu modo. O fruto disso foi a segunda grande guerra dessa civilização que temos hoje, algo que gerou inúmeros casos de terror e lembranças negativas. E é exatamente aí que entra a música "Over the Rainbow". 

Analisando a letra e as histórias contadas na época podemos destacar algumas partes interessantes, podendo perceber exatamente como esse canção não fora escrita ao acaso ou se esquecendo do contexto que o mundo vivia.

"Em algum lugar além do arco-íris, bem lá em cima. Existe uma terra sobre a qual ouvi falar. Uma vez em uma canção de ninar"

Os Estados Unidos sempre tiveram uma veia religiosa muito forte, da qual a influência chegou de uma maneira muito forte. O trecho destacado acima mostra que, ao observar o mundo cinza e sem cores pelo qual todos estavam passando, havia a esperança de poder olhar além do arco-íris e imaginar uma terra aonde nada disso existia, uma terra nova, cheia de esperança, mas que infelizmente eles só iriam conhecer em outra vida...

Algo muito forte, pois o pensamento das pessoas era que o mundo já estava perdido, e que deveriam lutar para que, nas próximas vidas, ou da suas crianças, a terra fosse um lugar mais agradável "Onde os problemas derreteram como balas de limão, muito acima do topo das chaminés"

É exatamente por isso que a música explodiu, pois representava a essência de uma nação inteira, além é claro de ser muito linda.



* “Over the Rainbow foi reconhecida como uma das mais importantes obras musicais populares, incluída na lista “As Canções do Século”, compilada em 2001 pela Recording Industry Association of America e pela National Endowment for the Arts.

3 comentários:

  1. Essa música fez parte da minha infância <3

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Não conhecia a história dessa música!! Agora, vou amá-la mais ainda!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa análise musical, e a música é maravilhosa.
    Bjus
    Ari
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.