Óculos escuros no século XX


Assim como as roupas, os óculos mudaram muito durante o século XX e alguns modelos são ícones até hoje!



O primeiro registro sobre algo que pudesse vir a ser um óculos escuro data de 500 A.C, de lá pra cá essa peça foi de símbolo de hierarquia social a acessório fashion e assim como a moda, ele passou por diversas mudanças e estilos que marcaram determinadas épocas e personagens.


1920 – 1930


A Ray Ban surge com os primeiros modelos de sol a pedidos de pilotos de aeronaves que sofriam com o excesso de luz solar (1937), daí em diante, os óculos cairiam no gosto popular. Particularmente durante a década de 30, os óculos se tornam acessório fashion, as armações são delicadas, simples e arredondas.

1940


Antes da guerra poucas mudanças se notam no estilo dos óculos, mas durante e depois da guerra tudo começa a mudar, os óculos deixam de ser totalmente unissex e começam a ganhar novos estilos, o gatinho chega tímido nessa década para explodir e se tornar sensação na década seguinte.

1950


Um dos modelos mais amados pelo público retrô, o óculos “gatinho” ganhou popularidade pelas estrelas do cinema e pela imagem das pin ups. Além dos óculos com aros mais grossos, outros em que a combinação de plástico e metal que contornavam as lentes apenas na parte de cima ganham popularidade, também existem mais adornos como pedras e cores.

1960


A década de 60 chega com a Era Espacial e com dois dos materiais mais usados até hoje na confecção de óculos: o acrílico e o policarbonato. Os modelos são divertidos e jovens, assim como a juventude da época. Muitos modelos emblemáticos do cinema e dos famosos surgem nessa época: os em formato de coração do filme Lolita, o wayfarer de Bonequinha de luxo e os grandes óculos redondos de Jackie’O, que receberam esse nome graças a Jacqueline Kennedy são usados até hoje!

1970


Os óculos mais usados da década são redondos e bem grandes, mas com armações leves. A lente colorida chega ao mercado e vira sensação, o degradê também era muito usado.

1980


Os óculos vão traduzir o exagero da época, muita cor, com os mais diversos tipos de materiais nos mais diversos formatos. O mais famoso foi o wrap-around (tipo o óculos do Ciclope dos X Men rs) que contornava o rosto. 

1990


Lentes coloridas foram a grande febre, combinadas com armações leves e pequenas. Bono Vox, as irmãs Olsen e Justin Timberlake inspiraram muita gente e marcaram a década. Os óculos redondos fizeram a cabeça dos amantes do Grunge, inspirados por ninguém menos, ninguém mais do que Kurt Cobain.

E aí, qual seu favorito?

2 comentários:

  1. Os redondos são os meus favoritos e os estilo gatinho também, alias eu tenho nesse estilo e uso sempre!
    Hurricane Stars

    ResponderExcluir
  2. Que matéria incrível! Eu jamais poderia imaginar o que seria um óculos escuro na antiguidade, esta pequena informação fez ferver ainda mais a minha curiosidade. Particularmente, minhas paixões são os redondinhos (não saio de casa sem o meu) e os de gatinho (na minha lista de desejos). Também gosto da excentricidade da Era Espacial. E os coloridinhos dos anos 90 me trazem nostalgia da infância. Lindo post!

    Beijos,
    Rafa.

    http://imperioretro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.