No armário de Frida Kahlo

Frida Kahlo dispensa apresentações, a artista ficou marcada não só por suas obras, mas também por sua história e principalmente pela personalidade forte. 



A história da mexicana é rodeada de dor, aos seis anos foi diagnosticada com poliomelite, aos 18 sofreu um sério acidente de bonde, que além de deixá-la entre a vida e a morte, lhe causou dores o resto da vida e a obrigou a usar coletes ortopédicos, diversas vezes retratados por ela em suas obras. 
Foi durante a recuperação desse acidente que Kahlo desperta o interesse para a pintura.

Frida então encontra Diego Rivera, também artista, que seria personagem de mais um acontecimento doloroso de sua vida. Em seu diário, Frida deixa claro todo sofrimento que seu marido lhe causou:

 "Diego, houve dois grandes acidentes na minha vida: o bonde e você. Você sem dúvida foi o pior deles."

 Frida desaba quando descobre que seu marido mantinha um relacionamento com sua irmã mais nova, os dois se separam, mas voltam a se encontrar alguns anos depois. Parte da vida da artista e de seu relacionamento com Rivera foi retratado no filme Frida de 2002, interpretado pela atriz Salma Hayek.

Frida é até hoje símbolo de atitude e personalidade, seu estilo ímpar pode ser facilmente identificado pelas peças que usava. Quando Frida morreu, seu marido trancou diversos pertences da artista em seu banheiro, anos depois o banheiro foi destrancado e Ishiuchi Miyako ficou responsável por fotografar e documentar cada uma delas. As imagens estão em exposição em Londres até julho!



“Pés para que os quero, se tenho asas para voar?” Escreveu Frida em seu diário quando um ano antes de sua morte precisou amputar a perna.









Mas se você não pode ir para Londres em Junho, fica tranquilo, porque em Setembro vai rolar uma exposição de artistas mexicanas no Instituto Tomie Ohtake e algumas obras da artista estarão por lá! Pra saber mais é só dar uma olhadinha aqui.

2 comentários:

  1. Eu adorooooo Frida, conheci a História dela quando estava eu estava na faculdade (Artes Plástica) e desde então fiquei fascinada por essa mulher, Adorei saber da exposição no Tomie Ohtake, não vou perder.
    Bjuxxx
    Casa Cherry

    ResponderExcluir
  2. Gnt, adoro essa mulher. Aproveitando, te marquei nessa tag, se puder participar ;-) http://bit.ly/1EQPpIz

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.