Dicas para quem quer estudar moda!

Esses dias eu dei dicas para quem queria trabalhar com moda, o post foi divulgado lá no site do Vagas para Moda e muita gente gostou e elogiou (YEAH!), algumas pessoas chegaram a comentar dizendo que ainda não haviam começado o curso, por isso eu decidi falar um pouquinho sobre como funciona uma graduação em Design de Moda e aproveito para dar algumas dicas supimpas para quem quer seguir esse caminho!


MAS VOCÊS SÓ DESENHAM E COSTURAM?



Quem entra na faculdade pensando assim costuma se assustar com a quantidade de coisa que a gente estuda: teoria das cores, comportamento do consumidor, história da arte, essas são algumas das inúmeras matérias que temos na universidade. É claro que você aprende a desenhar e costurar, mas o curso é imensamente amplo e você sai de lá tendo conhecimento de grande parte das áreas de moda, que são inúmeras.

EU PRECISO SABER DESENHAR E COSTURAR?



Ninguém nasce sabendo, algumas pessoas tem o dom pra isso, outras não. A universidade dá uma base tanto de desenho quanto de costura, se tornar bom nisso depende muito de você. Algumas pessoas que tem muita dificuldade acabam fazendo um curso livre, eu recomendo que você faça um curso livre da área que mais gosta antes de entrar na faculdade (pode ser produção de moda, desenho, costura, modelagem, etc), pra ter uma ideia melhor do que você realmente quer e da realidade daquela área. Outra dica bem bacana é fazer um curso técnico geralzão mesmo, eles duram em média 10 meses e são ótimos para quem ainda não tem certeza se quer mesmo entrar nesse mundo ou de como ele é.

EU NÃO QUERO SER ESTILISTA, EXISTE OUTRA SAÍDA?



Existem muitas! Moda é uma área extremamente ampla, você pode trabalhar fazendo a modelagem das peças, estamparia, marketing, jornalismo, tecnologia têxtil, fotografia, produção de moda, visual merchandising (cuidar da parte visual da loja), isso são algumas das inúmeras áreas possíveis! Definir isso antes de entrar na universidade é importantíssimo, pois algumas instituições são extremamente focadas em estilismo, já outras abrangem melhor outras áreas.

TODO MUNDO QUE TRABALHA COM MODA GANHA MUITO DINHEIRO E TEM UMA VIDA GLAMOUROSA?



Como em todas as outras áreas moda é uma questão de força de vontade, talento e visibilidade! Mas se você imagina que o mercado de moda paga muito bem seus funcionários está enganado! Infelizmente, devido a grande competitividade os salários estão cada vez mais baixos, então não espere ficar multimilionária nos primeiros anos de trabalho, é muito importante se espelhar nos estilistas famosos que deram certo, mas lembre-se que atrás de todo sucesso merecido tem muito esforço (e contatos rs). Se tiver alguma dúvida, entre em sites de emprego e pesquise os salários e requisitos necessários!


É MUITO CARO FAZER MODA?



É! As mensalidades são salgadas e mesmo que você consiga bolsa parcial ou integral tem que sempre comprar materiais que nem sempre são baratos, principalmente no começo que você ainda não tem nadinha dos materiais necessários (geralmente uma boa caixa de lápis de cor aquarelável, bons materiais de desenho, muito papel, muita impressão, tecidos, réguas de modelagem, etc, etc, etc). Mas não precisa desanimar! Sempre existe um jeito de fazer o que a gente quer, você pode procurar nos grupos de desapegos da universidade que você vai cursar, a gente sempre vende por um preço amigo as coisas que não vai mais usar, economize com livros pegando sempre os da biblioteca da instituição e depois de um tempo de curso você já tem os materiais necessários para outras aulas.

O QUE EU POSSO FAZER ANTES DE ENTRAR NA FACULDADE?



P E S Q U I S E! Pesquise muito! Sobre as universidades, sobre as áreas, converse com pessoas que você conhece que estejam nesse mundo, tire todas as suas dúvidas. Moda é uma área criativa e linda, mas é preciso ter muito amor e força de vontade pra se destacar e fazer dar certo.

Tem mais alguma dúvida? Então manda pra gente que a gente te responde!

2 comentários:

  1. Adorei as dicas,não tenho vontade de fazer facu mas quero muito fazer os cursos livres,principalmente o de costura rsrs.
    Beijos
    cherrycriis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que dicas legais, mas eu sou tão de biológicas que nunca me interessei em moda para ser uma profissão, acompanho o básico do básico, mesmo porque desenhar e ser criativa não é muito pra mim HAHAHA.

    Beijos,
    http://www.girlbeinggeek.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.