Resenha: Criatividade S.A.


Antes de começar a resenha vale uma ressalva, apesar do Buzz Lightyear estar na capa, esse livro não falará exclusivamente de Toy Story ou dos filmes da Pixar. Esse é um livro de negócios, considerado pela Forbes como um dos melhores já escrito. Então não se confunda pela capa, o conteúdo aqui é bom, mas pra quem se interessa por esse assunto. Dito isso, vamos ao livro.

Costumo sempre seguir indicações de pessoas que confio e de fontes de pesquisas interessantes para escolher minha próxima leitura. Com “Criatividade S.A.” não foi diferente, o livro simplesmente apareceu para mim em um dos sites que tenho como referência, se eu não me engano Brainstorm9.


Logo me encantei pela capa, afinal, não é todo livro que tem a silhueta de Buzz Lightyear. Porém, o que me levou a comprar o livro é o conteúdo do mesmo. Contando a história de uma das empresas que mais admiro do mundo do cinema, a Pixar.

Escrito pelo atual presidente da Pixar Animation e Disney Animation , Ed Catmull, o livro vai fundo na história de vida dessa empresa que encantou o mundo em 1995 com o primeiro longa-metragem totalmente animado por computadores.

No livro, que tem um apelo fortíssimo para o mundo dos negócios, ainda será falado sobre mecanismos para se construir uma cultura criativa para empresa, técnicas e tradições específicas de pesquisa para cada projeto, uma pincelada sobre a criação da Universidade Pixar (forma animadores), sobre o “Banco de Cérebro” (uma espécie de reunião para discutir questões sobre os filmes) e como foi a entrada de Steve Jobs nesse mundo, sim, ele que foi uma das principais pessoas por colocar a Pixar aonde ela está hoje.

Mas, apesar de tudo isso ser bem atrativo e interessante o que mais me atraiu no livro foram seus pequenos detalhes sobre os bastidores dos filmes. Algumas particularidades de cada longa animado que encantam e demonstram o porquê os filmes da Pixar tem uma qualidade superior aos outros estúdios animados, principalmente no início desse mercado de animação por computador.

De quebra, o livro ainda oferece alguns aforismos bem impactantes sobre como devemos nos portar em relação ao mundo competitivo de hoje em dia, dando lições valiosas de comportamento e atitudes para melhor a si próprio e a empresa que trabalhamos algo útil e que foge do tradicional livro chato de negócios ou de autoajuda.

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.