Marvel? Oi?

“O Homem-Aranha voltou pra Marvel? Mas e dai? Ele já não era? Agora ele vai ser parte dos vingadores? Como assim ele vai ser negro? Onde entra o Batman nessa história??”


  Calma! Se a sua cabeça está a ponto de explodir por não entender nada do que estão falando, eu vou fazer um resumão pra você não ficar mais boiando numa rodinha de nerds, ok?
 Bom, a Marvel é uma editora de quadrinhos desde 1939, originalmente chamada Timely Comics, eles foram responsáveis pela criação de vários personagens famosos como o Capitão América, Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Hulk, Thor, Homem de Ferro, X-Men e outros. A maior parte desses personagens clássicos foram criados durante a fase em que Stan Lee era o principal roteirista da casa. Sim, aquele senhorzinho simpático que você já deve ter notado que aparece em todos os filmes da Marvel e sempre tem um grupo de pessoas no cinema que começa a gritar. Esse é O CARA que praticamente deu vida a Marvel e fez dela o que é hoje.

 Mas e os Vingadores? Superman e Batman não estão incluídos nessa? Bom, acontece que a DC Comics, a editora rival da Marvel naquela época, responsável pelo Superman, Batman e todos aqueles outros heróis da Liga da Justiça que passavam na TV durante a hora do almoço, resolveu criar exatamente uma revista que reunia todos os seus principais heróis em uma só equipe pra poder bater o sucesso que a Marvel estava fazendo com seus personagens na época. Em resposta, a Marvel começou a investir em equipes também. Inicialmente criando uma equipe nova, os X-Men, viram que o legal seria realmente reunir heróis já existentes, e foi ai que surgiram os Vingadores, que inicialmente reunia o Homem de Ferro, Hulk, Thor e um tal de Homem Formiga (outro dia a gente fala desse ai). É claro que todo mundo gostou de ver vários heróis já existentes reunidos em uma mesma revista e logo na segunda edição eles trouxeram o Capitão América pra equipe. então surgiu a ideia de uma formação bem mais maleável do que a Liga da Justiça, mudando completamente a equipe logo na quarta edição.

 Ótimo. E quando entram os filmes? Bom, acontece que durante os anos 90 a Marvel entrou em uma crise financeira a ponto de quase anunciar falência. Foi ai que entrou uma outra figura importante, Avi Arad. Amado por uns, odiado por outros, sem dúvida esse sujeito foi responsável por salvar a Marvel da falência literalmente batendo na porta de vários estúdios com diversas revistas em quadrinhos embaixo do braço tentando convencer as grandes produtoras de Hollywood que os quadrinhos seriam o futuro do cinema. Desse modo, a Marvel vendeu os direitos cinematográficos dos seus principais personagens para vários estúdios diferentes e conseguiu se salvar da crise financeira.

 E  deu muito certo, já que em 2001 o filme dos X-Men foi lançado pela Twenty Century Fox, em 2000, Homem-Aranha pela Sony Pictures em 2002 e Hulk pela Universal Studios em 2003. Esses três filmes faturaram muito para o marcado e abriram as portas para uma nova tendência nos cinemas, os filmes baseados em super heróis.
Em 2006 a surpresa para todos aconteceu quando a Walt Disney Pictures ( sim, o Mickey Mouse) anunciou a compra da Marvel e todos os seus segmentos: quadrinhos, brinquedos, filmes, etc... muita gente torceu o nariz até que a Marvel anunciou sua própria produtora de filmes, a Marvel Studios, e lançou o primeiro filme do Homem de Ferro, que fez um sucesso enorme ao redor do mundo. Disso, a Marvel começou a produzir filmes em sequência e todos incluídos na mesma história, já que eram todos da mesma produtora, nada melhor do que reunir todos em um mesmo filme, não é? A fórmula dos “vingadores” nos quadrinhos estava se repetindo no cinema, e em 2012 o filme fez o maior sucesso, mas todo mundo começou a se perguntar: onde estava o Homem-Aranha nesse momento?

 Bom, acontece que quando a Disney fundou a Marvel Studios, eles tinham os direitos de quase todos os seus personagens, mas lá atrás Avi Arad havia vendido o Homem-Aranha para a Sony e os X-Men e o Quarteto Fantástico para a Fox, lembra? Bom, os personagens ainda estavam com essas produtoras que nem tão cedo iriam querer abrir mão de franquias tão lucrativas para o cinema. Não foi oficialmente revelado, mas aparentemente um contrato judicial diz que “se não for pelo menos anunciada a produção de uma nova franquia desses personagens pelos respectivos estúdios detentores dos direitos, estes terão que devolver os personagens para a dona original, a Marvel”. Isso talvez explique esse monte de reboots do Homem-Aranha, X-MEN E Quarteto Fantástico nos últimos anos, não?


 Mas aparentemente as coisas não deram muito certo para a Sony e o herói teioso voltou para a sua casa original (parcialmente, por direito a Sony ainda detém os direitos de Marketing dos filmes do personagem e é supervisora criativa, mas isso não vai impedir que ele apareça nos vingadores ou em outros filmes da Marvel no futuro). O que importa é que todos comemoraram.

 Quanto ao herói ser negro... as mudanças étnicas que acontecem nos filmes costumam ser bem polêmicas quando um ator se mostra bastante apto para o papel do personagem mesmo sendo diferente fisicamente do personagem, mas o que todo mundo tá falando é de um sujeitinho chamado Miles Morales, um garoto bem mais novo descendente de africanos e hispânicos que conseguiu poderes parecidos com os do Peter depois do aranha original ter “sumido” nas HQ´s (esses personagens vivem morrendo e voltando, é bom se acostumar com isso). Mas a grande sacada é que tudo isso acontecem uma série totalmente alternativa chamada de Ultimates onde os heróis vivem em uma outra realidade mais próxima da nossa. Como os produtores anunciaram sagas muito parecidas com o universo regular, então talvez não vejamos Miles em ação nos cinemas agora e sim o bom e velho Peter Parker. E ai, já decidiu entre o Logan Herman ou Dylan O´Brien?


Colaborador Convidado: Dan Velez 

3 comentários:

  1. Adoreeeeiii!!! O post ficou ótimo!! Parabéns pelo novo colaborador!! Ele mandou muitooo bem!!

    Ansiosa pelos posts futuros!!

    ResponderExcluir
  2. Marvel ou não...eles serão sempre nossos super herois !!!
    Beijos U&B
    Adriana e Cláudia
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
  3. Confesso que fiquei meio desnorteada com a notícia
    Não consigo imaginar o Homem Aranha nesse mundo... minha mente está um pouco limitada

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.