Rolê Retrô em São Paulo

Uma lista de lugares em São Paulo para os amantes do retrô



















A gente adora montar guias de lugares supimpas na cidade, o primeiro foi o Guia da Rua Augusta e outros dois estão no forninho para serem publicados aqui no blog, um deles é com endereços para os amantes do retrô o outro... Bom, esse vai ser segredo, ok?

Por isso o Garupa hoje traz lugares pra gente que como a gente, também adora um ambiente com decoração ou “ar” retrô. Se você já visitou algum desses lugares conta aqui nos comentários o que achou e se conhecer mais lugares, conta também <3


Para mudar o visual


Na imagem: Circus Hair, Barbearia 9 de Julho e Retrô Hair


Barbearia 9 de julho - Os rapazes também merecem atenção especial, a barbearia tem várias unidades, na Rua Augusta, Vila Mariana, Vila Madalena, Itaim. O melhor é entrar no site e conferir a mais pertinho de você!

Retrô Hair - Mais uma vez aqui no Garupa, eu adoro o Retrô, já cortei o cabelo lá algumas vezes, o ambiente é LIENDO e bom, só pelo nome já dá pra ter uma ideia do que te espera, né?
Rua Augusta, 902.

Circus Hair - Eles tem uma unidade na Rua Augusta e uma na Pamplona, o lugar é todo lúdico, com espelhos coloridos e móveis retrô. Além disso, eles também tem um brechó e um pub com cervejas nacionais e importadas. 
R. Augusta,1365 - Consolação - SP ou R. Pamplona,1115 - Jd. Paulista - SP

Para comer

Na Imagem: Jukebox Burguer, Zé do Hambúrguer e Condimento


Condimento - É com uma fachada fofa e ambiente delicado que a Condimento chama a atenção de quem passa pela rua Itapura, no Tatuapé. Além da decoração impecável, os pratos são de encher os olhos (e o estômago), a casa serve café da manhã, almoço e café da tarde e vai desde o bolinho caseiro de fubá da avó até as famosas panquecas americanas!
R. Itapura, 1400 - Vila Gomes Cardim - São Paulo - SP

Zé do hambúrguer - Quer se sentir dentro de um filme dos anos 50 em uma lanchonete temática? Então você precisa visitar o Zé do Hambúrguer! Mas não vale sair na mão com ninguém pra tentar sentar na mesa mais disputada do salão: um Ford 51, ok?! 
Rua Itapicuru, 419 - Perdizes - São Paulo -SP

The Clock Rock Bar (balada) - Quem for girar a saia godê ou bagunçar o topete no The Clock (balada rockabilly) pode contar com um cardápio bem típico da época, com milkshakes e hambúrgueres!
Rua Turiaçu, 806 - Perdizes - São Paulo - SP

Jukebox Burger - Vou começar esse texto dizendo que eles tem uma réplica da lateral do Cadilac usado por ninguém mais, ninguém menos que Elvis Presley em 1959! Como se não fosse o bastante, uma Vespa também integra a decoração do espaço. O cardápio é típico de uma lanchonete americana dos anos 50, muito hambúrguer e milk shake.
Rua Itatupã - Vila Andrade, São Paulo - SP

Johnny Rockets - O Johnny Rockets é um dos mais famosos do segmento, ele está presente em 27 países, inclusive no Brasil. Os shakes tem uma infinidade de sabores! Como existem algumas franquias aqui em SP, o melhor é dar uma entrada no site e escolher a mais próxima de você!

Pra comprar muito


Na Imagem: Brechó Minha Avó Tinha, Brechó B. Luxo e feira de antiguidades do Bixiga.



B. luxo - Um dos mais famosos de São Paulo, o B. Luxo é um lugarzinho na Rua Augusta cheio de peças incríveis garimpadas por aí. Dá vontade de levar tudo!
Rua Augusta, 2393 - São Paulo, SP

Brechó minha vó tinha - Com peças que vão de 1920 até 1990, o Brechó inaugurado em 1992 é um dos mais influentes do país. O lugar é uma gracinha e tem muita coisa interessante pra venda e aluguel.
Rua Franco de Rocha, 74 - Perdizes, São Paulo

Feirinha da Praça Benedito Calixto - A feira existe desde 1987 e exibe artesanato, antiguidades e praça de alimentação, além de música e arte. O evento acontece todos os sábados, das 9 às 19 horas.
Praça Benedito Calixto, 158/162 - Pinheiros -São Paulo - SP

Feirinha do Bixiga - A feira de antiguidades do Bixiga acontece desde 1982, nela é possível encontrar desde móveis antigos até brechós, equipamentos fotográficos antigos, discos, livros. Todos os domingos, das 8 às 18 horas.
Praça Dom Orione, s/n - Bela Vista - São Paulo - SP

Para apreciar e fotografar


Na imagem: Theatro Municipal, Casa das Rosas e Museu dos óculos Gioconda Giannini.


Casa das rosas - Em meio ao contraste de grandes prédios e construções da Avenida Paulista, fica a Casa das Rosas, um casarão construído em 1935, além do belo jardim que lhe empresta o nome, a Casa das Rosas se tornou palco para diversas manifestações culturais, principalmente de literatura.
Avenida Paulista, 37 – Jardim Paulista – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô).
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Museu dos Óculos Gioconda Giannini - A coleção particular de Miguel Giannini se transformou em um museu que conta a história desse objeto tão presente nas nossas vidas (quem nunca usou óculos escuros ou conhece alguém que simplesmente não vive sem os óculos?). O passeio pode render boas fotos e uma verdadeira aula de história. O casarão é da década de 20 e por si só já vale a visita!
Rua dos Ingleses, 108 - Bela Vista, São Paulo - SP
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h. De sábado das 9h às 13h.

Theatro Municipal - A construção de um dos cartões postais mais importantes da cidade de São Paulo começou a ser construído em 1903 e foi aberto ao público em 1911, de lá para cá recebeu presenças ilustres e foi palco para grandes espetáculos e movimentos, como a Semana de Arte Moderna de 1922. Além dos espetáculos é possível agendar visitas ao local. Ótimo lugar para apreciar e fotografar, já que tanto exterior quanto interior são deslumbrantes!
Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo - SP
Verificar condições da visita guiada aqui e programação completa de eventos aqui.

Estação da Luz (vale uma visita a Pinacoteca) - Na pressa do vai e vem de milhões de paulistas um dos locais mais bonitos da cidade fica em segundo plano. A Estação da Luz foi inaugurada em 1901 e apesar do grande movimento dentro dela (perdendo só para a estação Brás em volume de pessoas), seu exterior é uma viagem no tempo e um ótimo lugar para fotografar.
Praça da Luz, 1 - Luz - São Paulo (Metrô Luz).
Horário de funcionamento: todos os dias, das 4h às 24h.


Pinacoteca do Estado de São Paulo- Atravessando a rua da Estação da Luz, outro prédio igualmente lindo, fundado em 1905, é o museu de arte mais antigo da cidade, o acervo tem foco na produção brasileira, mas recebe sempre exposições, como a de Ron Mueck. (Curiosidade: Pinacoteca e o Centro Universitário Belas Artes dividiram o mesmo espaço entre os anos de 1944 à 1989)
Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo - SP
Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Às quintas até as 21h30, com permanência até às 22h.

7 comentários:

  1. Adorei essa matéria, pois não conheço São Paulo ainda, mas pretendo! e colocarei estes lugares no meu roteiro! aqui na minha cidade são raros os locais com temática retrô.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! De todos os lugares só conheci o The Clock, pois não moro em SP. Mas, tenho muita vontade de conhecer todos!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo Post!!! Tem alguns lugares que até mesmo eu, Paulistana, ainda não fui visitar. Mas é bom saber que posso contar com esse guia quando quiser passear mais por essa São Paulo. Ansiosa pelos próximos posts dessa coluna. =)

    Beijos, Pri
    VINTAGEPRI

    ResponderExcluir
  4. Arrasou na seleção!!

    Vale a pena conferir cada um desses lugares!!

    Bjus
    www.misscherry.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante do post, já tem um tempo que estou querendo fazer um post assim. Parabéns pela iniciativa :)

    ResponderExcluir
  6. Esse post ficou show adorei todas dicas, São Paulo tem muitas coisas boas e eu que nasci e vivo aqui, não conheço quase nada rsrs
    Bom fim de semana, bjuxxx
    Casa Cherry

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.