Trabalhando com moda: Moulagista

O Diogo faz Design de moda juntinho comigo e desde que eu o vi com a mão na massa eu tive certeza que ele tinha nascido pra isso. Cheio de estilo, Diogo já trabalhou com dois grandes nomes do univerno das noivas, sua paixão é realizar sonhos. Se você quer fazer moda mas não faz ideia do que um moulagista faz ou de qual é o processo para fazer um vestido de noiva com caimento impecável, então dá uma olhada no bate papo que a gente teve. 




Quando você decidiu fazer moda, qual foi o primeiro passo que deu?
Logo que eu decidi fazer moda meu primeiro curso foi Desenho de Moda no Senac, eu não tinha noção nenhuma do que era fazer moda, era apenas um desejo desenfreado de seguir aquela profissão, e por mais que tenha sido um curso bem básico me abriu muito a cabeça para o que eu queria.

O que um moulagista faz? Como funciona a moulage?

A técnica de moulage se baseia na construção da peça diretamente no manequim, podendo assim fazer um vestido com um caimento perfeito. Aprendi com um grande estilista que não se pode controlar o caimento de um vestido, cabe a nós apenas direciona-lo e a técnica de moulage é a melhor forma de se direcionar um caimento de Alta Costura. Iniciei como moulagista há alguns anos e por mais que não seja tão fácil quanto se parece, na minha opinião é a melhor técnica para se fazer um vestido.

Quais foram seus primeiros empregos na área? O que você leva dessa experiência?

Meu primeiro emprego na área foi como assistente em editorial de moda, logo após esse mesmo ateliê me contratou como assistente de estilo, um tempo depois acabei exercendo o papel de diretor criativo para a coleção de lançamento da marca. Aprendi muito com essa estilista, posso dizer com toda convicção que ela me treinou para o mundo de hoje.

Como você chegou onde está hoje?

Hoje eu posso falar que ainda não cheguei onde desejo, mas estou no caminho, cheguei onde estou batalhando muito, já são 5 anos estudando na área, muitas noites acordado, muita persistência e principalmente muito amor a minha profissão. Hoje eu sou moulagista no ateliê de noivas Samuel Cirnansck, onde posso exercer o que mais amo, que é a construção de vestidos de noivas e festas.

Como é o seu dia a dia no trabalho? Qual sua parte favorita?

Meu trabalho se baseia na montagem totalmente manual dos vestidos de noivas da marca Cirnansck, isso se baseia em montar, provar e encrustar todo o vestido, algo que não é tão fácil. Minha parte favorita é ver a noiva pronta e completamente feliz por ver o vestido pronto e fica nesse momento a minha maior alegria e satisfação, fica aquele sentimento de dever concluído. Toda vez que eu vejo uma noiva satisfeita, me vem a certeza do quanto eu amo minha profissão.


Que conselho você daria para quem está começando, que você gostaria que tivessem dado a você?

O único conselho que posso dar, é de simplesmente não desistir, pois esse mundo não é fácil, muitas vezes me perguntei se realmente era isso mesmo que eu gostaria para mim, e hoje posso falar com toda certeza que sim. Montar um vestido de noiva não é apenas costurar ou dar pontinhos e sim dar vida ao sonho de uma pessoa que te deposita toda confiança que pode ter em você, logo não pode haver falhas, é claro que isso não é só com noivas, mas em qualquer area que se possa escolher no mundo da moda.

Aprendi que quando fazemos o que gostamos, não há nada que impeça nosso trabalho e criação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.