Quinta feira acobreada: Tonalizantes

Um dos melhores amigos da ruiva é o tonalizante, ele mantém a cor e o brilho dos fios sem causar os danos que uma coloração causaria, assim é possível um espaço maior entre um retoque e outro e a manutenção de uma cor bonita durante todo esse processo.

Mas quando nos deparamos com uma prateleira cheia de marcas e nomes complicados é comum que a dúvida tome conta, mas não se preocupe, que assim como nas organizações Tabajara do extinto (extinto?) Caceta e Planeta: Seus problemas acabaram!

O que é tonalizante?


O tonalizante é uma espécie de coloração sem amônia que deposita pigmento no fio sem descolorir (diferente das tintas com amônia que usamos com água oxigenada). A fixação dele costuma ser mais curta, dura apenas algumas lavagens e é ideal para quem quer manter uma cor alcançada com coloração ou apenas quer mudar o visual sem usar uma tintura permanente.

Como eu uso o tonalizante?


A maioria dos tonalizantes são usados no cabelo úmido lavado apenas com shampoo (o shampoo abre as cutículas do fio ajudando o pigmento a "fixar" melhor), mas vale ler as indicações na embalagem. É possível usar o produto concentrado ou diluir em creme branco, nesse caso a cor fica menos intensa e serve apenas como um banho de brilho.

 É importante lembrar que NÃO SE USA ÁGUA OXIGENADA com esses produtos.

Sou ruiva, quais as melhores opções de tonalizante?


Tudo vai depender do tom que você pretende alcançar, existem muitas marcas e tons disponíveis.  Dá só uma olhada nesses que eu separei:


Quero tonalizar com a minha tinta ou mix, posso?

Geralmente quando se usa a mesma tinta em todo retoque, apenas a raiz recebe a tinta e o restante pode ser tonalizado com uma mistura de tinta + ox 10 ou 20 + creme branco.
O mesmo acontece com o mix*, normalmente a cor da mistura para alcançar o ruivo acobreado é próxima a do queijo cheddar (sim, só penso em comida)

* mix: é uma coloração usada ou para intensificar a cor ou para corrigir e anular reflexos. 0.4, 0.44, 0.34, 0.43 são alguns exemplos de numerações nos tons cobre e laranjinha, apenas na numeração da Igora o cobre é referente ao 7, por isso as numerações mudam para 0.77 e 0.57.

Como eu aplico o tonalizante de maneira correta? 


Não tente aplicar o tonalizante feito shampoo (eu já tentei e deu caquinha), o melhor é passar o produto mecha por mecha, distribuindo bem por todo comprimento. Se vai passar sozinha, divida o cabelo em quatro partes e comece da nuca para o topo da cabeça. Eu sempre passo com a ajuda de um pincel e de um pente!

Meu cabelo manchou com o tonalizante, e agora?


Calma! Não se desespera! O bom (e o ruim) é que ele vai sair rapidinho, use shampoo anti resíduos. Quando o meu manchou, eu lavei bem o cabelo e reapliquei o tonalizante da forma certa, uniformizando a cor.

Onde encontro esses produtos para comprar (lojas físicas em SP e online para todo Brasil)?


Ikesaki: a mais conhecida é a da Liberdade, mas entrando no site eles disponibilizam a lista de lojas e endereços.

Perfumarias Sumirê: é só procurar uma loja perto de você no site.

Online: O site da Kert disponibiliza as lojas virtuais seguras com os produtos Keraton aqui.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.